Genebra 2000

Henri Valot
01 June 2000

O sector voluntário apoiando um esforço da ONU: Genebra 2000 (sessão extraordinária da Assembleia Geral da ONU na sequência da Cimeira Mundial de Desenvolvimento Social realizada em Copenhaga)

350 voluntários vindos de todo o mundo contribuíram para que "Genebra 2000" fosse um sucesso. Reunidos em 28 equipas, foram recrutados, formados e coordenados pela organização "Voluntários Internacionais para Conferências".

O contributo destes voluntários para "Genebra 2000" traduz-se num total de 14,000 horas, tanto para a realização como nos preparativos envolvidos para a sessão. Os voluntários assumiram funções em várias áreas, desde a recepção e acompanhamento das delegações, tradução das sessões, coordenação do centro audiovisual e das salas de conferências, até na ajuda ao centro de imprensa e no cyber café. 
As equipas de voluntários eram muito diversificadas. No total os voluntários eram de 40 países de todo o mundo, e de idades compreendidas entre os 16 e os 79 anos. Apesar de algumas funções exigirem competências específicas, para outras bastava a boa vontade e conhecimentos de inglês, pelo que em algumas equipas se podia encontrar um estudante, uma dona de casa, um profissional de uma organização internacional e um reformado. Esta diversidade permitiu trocas enriquecidas e interessantes entre todos os participantes. Acrescente-se ainda que cerca de 65% dos voluntários eram mulheres. 

Estes voluntários apontam que o voluntariado é uma expressão de solidariedade. Muitos referem que é também uma maneira de se envolverem em projectos internacionais e conhecer novas pessoas. Para os mais jovens representa uma oportunidade de aplicar competências e conhecimentos adquiridos com os estudos.

Por outro lado cerca de 50 famílias disponibilizaram as suas casas para acolher voluntários e delegados de países em desenvolvimento. Este é, aliás, um esforço fundamental, desenvolvido em conjunto com outra ONG, a "Mandat Inaternacional", que permitiu criar uma rede de acolhimento 
chamada Geneva-Host.

"Voluntários Internacionais Para Conferências/International Conference Volunteers" 

Esta é uma organização sem fins lucrativos fundada por Viola Krebs para recrutar, organizar e formar voluntários para conferências humanitárias. Tudo começou em 1997, com um Programa de Voluntários de 850 pessoas na 12ª Conferência Mundial sobre SIDA/AIDS. Actualmente a "International Conference Volunteers" organiza mais de uma dúzia de Conferências por ano, em Genebra e noutros locais. O próximo evento é já em Julho, na 13ª Conferência Mundial sobre SIDA/AIDS na África do Sul. 

Esta organização também está envolvida nos preparativos do Ano Internacional dos Voluntários 2001 (www.iyv2001.org e www.iyv-forum.ch). Está já planeado um Simpósio internacional sobre Voluntariado entre 18 e 21 de Novembro de 2001.Contactos : info@icvolunteers.org, www.icvolunteers.org.

©1998-2024 ICVolunteers|design + programming mcart group|Updated: 2019-01-28 10:52 GMT|Privacy|